sábado, 1 de junho de 2013

Depoimentos Sobre Leitura e Escrita




Profª Mary Lúcia Oliveira.


Venho de uma família sem posses,sem acesso aos estudos,sem livros;mas com muito carinho e sentimento de superação.

O sonho de minha mãe era estudar e,assim, aos sete anos,foi morar na casa do prefeito de uma pequena cidade mineira para supostamente estudar .Mas, ao chegar lá, fizeram dela uma serviçal para forno , fogão e adjacências. Apesar de muito esforço , dificuldades e pequenas humilhações , conseguiu chegar até o terceiro ano do antigo primário; com louvor... ...louvor esse que foi ofuscado pelas palavras de meu avô: “mulher que estuda muito, não casa”. E assim foi sepultado o sonho de minha mãe de ter um diploma e começou sua intenção de ver um dia uma filha sua realizar seu antigo sonho ; intenção essa compartilhada anos depois por aquele que veio a ser o meu querido e incentivador pai .Mas , infelizmente, tenho que confessar uma coisinha: fui uma criança muito doente e o meu maior sonho era aprender a ler, sim – mas por motivos um pouco menos “nobres” . Na verdade , para poder ler as bulas das injeções.


É, eu sei, parece estranho; mas eu tinha uma certeza e um plano : os adultos estavam me dando   injeções  por  pura maldade e  ,  ao aprender  a ler - AS BULAS !!! - eu descobriria por mim mesma que já havia remédios para o meu problema em forma de comprimidos e, assim ,eu desmascararia todos aqueles adultos maldosos: médicos e enfermeiras que me obrigavam a tomar aquelas injeções... ...aquela maldita benzetacil !!!!!!!........

Bem, aprendi a ler e ... continuei tomando injeções. Quando parecia que meu plano havia falhado, algo inusitado aconteceu : meu pai – hoje sei que para me incentivar a ler – passou em uma banca de jornal perto de seu trabalho e pediu para o dono da banca alguma “coisa” com a qual eu pudesse “treinar” a leitura. Bom, se existem fadas , deve existir a fada da leitura pois o moço deu ao meu pai um 
 "livrinho"  chamado “ O quebra Nozes” –  meio usado, puído , único e instigante livro de toda uma infância , que veio a se tornar porta de entrada para um mundo maravilhoso do qual não pretendo sair jamais.












5 comentários:

Prof ª Ana Carla disse...

Parabéns, o blog ficou doce. Amei tudo!

Viajando Pela Leitura disse...

Parabéns ao grupo, posso dizer que ficou gostoso de ver e ouvir!

Unknown disse...

Adorei conhecer esse blog. Muito interessante ! Meu filho Italo tambem apreciou o blog. Valeria Kemp

Viajando Pela Leitura disse...

Olá meninas, boa tarde!!! Adorei o blog de vcs!!! Parabéns!! Gostei muito do espaço terror!!!

Profª Maridalva.

Unknown disse...

Parabéns ao grupo pela elaboração deste Blog. Vocês foram criativas e se atentaram ao conteúdo com muito critério. Os vídeos inovaram a composição. Parabéns